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02/02/2018 às 10:31:00
“Tivemos a preocupação em favorecer os cidadãos” diz Diretor do SAAE Edson Takamatsu sobre Programa Pag-Fácil

› Local: Promissão
Proposta de aumentar pontos de pagamento da conta de água é detalhada à população

Na semana passada, o SAAE lançou o Programa Pag-Fácil pelo qual a instituição credenciou outros pontos de recebimento da conta de água em Promissão, descentralizando o serviço que antes era autorizado apenas na Caixa Federal e ou na Casa Lotérica, além de pontos comerciais com modalidades diversificadas. Para esclarecer à população como foi o processo de implantação e a uniformidade do referido programa, entrevistamos o Diretor do SAAE Edson Takamatsu.

Rep.: Porque a decisão de implementar o Programa Pag-Fácil no SAAE?

Edson: Primeiramente é preciso informar aos cidadãos que o Tribunal de Contas do Estado vinha questionando a falta de licitação pois os valores cobrados eram superiores em relação aos praticados no mercado.  Diante das orientações, em dezembro de 2017 realizamos um processo licitatório de chamamento público com as instituições financeiras do município, determinando os valores a serem cobrados. No processo de chamamento, os Bancos do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú se interessaram pelos valores propostos e se credenciaram para a prestação do serviço ampliando assim as opções de pagamento. A Caixa Federal foi o único banco que optou por não aderir ao chamamento público da autarquia.

 

Rep. Quais foram os principais benefícios proporcionados ao cidadão ?

Edson.: Aumentamos consideravelmente o número de locais credenciados. Com novos pontos de pagamento, as pessoas podem pagar a conta de água sem a necessidade de se deslocarem até um único local no centro da cidade.  Nesses estudos, verificamos que o tempo gasto para pagar a conta de água - principalmente com deslocamento e com a permanência na fila ocasionada pelo alto número de contribuintes num só lugar - poderia ser minimizado em favor dos cidadãos. Além disso, estamos atualizando as possibilidades de pagamento, haja vista que os bancos disponibilizam muitas transações financeiras de modo completamente eletrônico à população.

 

Rep.: Além das facilidades à população, houve revisão de custos para implantar o Pag-Fácil ?

Edson: Com certeza. Estamos tendo o cuidado de tomar decisões de acordo com as possibilidades financeiras de uma autarquia pública. A economia foi levada em conta porque essa economia propiciará aplicação de recursos na melhoria do serviço de abastecimento de água e na coleta e tratamento de esgoto. Para se ter uma ideia exata dos valores cobrados por conta de água pela Caixa, aclaramos: Caixa eletrônico (R$ 2,00); pela internet no site do banco (R$ 1,50); correspondentes bancários (R$ 2,50); pagamento na lotérica (R$ 2,30). Com essas taxas, o custo ficava em torno de 305 mil reais por ano.

 

Rep.: No processo de chamamento público, qual foram os valores determinados pelo SAAE para que as instituições financeiras prestassem os serviços?

 

Edson: No processo de chamamento público, determinamos os seguintes valores: Caixa eletrônico (R$ 1,50); pela internet no site do banco (R$ 1,10); correspondentes bancários (R$ 1,50); débito em conta corrente (R$ 0,30), os quais receberam o interesse dos Bancos do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú. O atendimento direto nos caixas dos bancos não interessou ao SAAE principalmente por causa do custo que ficaria em torno de R$ 10,00 por conta de água. Concluímos o procedimento e credenciamos os atuais nove (9) pontos de recebimento, os quais dispensarão um custo menor, em torno de 40% do valor pago no ano passado (aproximadamente 130 mil reais), além de seguirmos a orientação do TC. 

 

 

       Rep.: Como a adaptação da população ao novo programa foi considerada ?

Edson: Sabemos que todas as mudanças precisam de certo tempo para serem praticadas. Por isso a antiga agência credenciada (Caixa Federal – Casa Lotérica) ainda receberá as contas de água até o dia 17 de fevereiro quando se encerra o atual contrato. Nossa perspectiva é de que a partir do mês de março os contribuintes começarão a ficar mais adaptados ao programa Pag-Fácil e constataremos, que a população receberá de bom grado. Estamos fazendo uma grande campanha de divulgação nas rádios, nos jornais, na internet e nas redes sociais para que os contribuintes conheçam o Programa que já está disponível nos novos locais de pagamento, onde estão afixados   com o selo “Pag-Fácil”.

 

Rep.: Quais são os novos locais disponibilizados aos cidadãos para pagarem a conta de água ?

Edson: Os bancos Bradesco, Itaú, Brasil e Santander. É importante salientar que nessas agências foram disponibilizados os serviços nos caixas de autoatendimento (caixa eletrônico), no site do banco (home office-banking) ou através de autorização de débito automático em conta corrente. Ou seja, o cidadão não precisa ficar na fila do caixa porque ele será orientado a se dirigir ao Caixa Eletrônico. Além das quatro agências bancárias, foram também credenciados seus respectivos correspondentes:  TK Vídeo (em frente Escola Donda); Central Informática (ao lado da Igreja Matriz); PromiGás (Vila América); Mercado Pavoni (Rua 7 de setembro) e Correios.


Fonte: Comunicação SAAE
 
 
 
 
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