Ir para conteúdo do site
Telefone Telefone
(14) 3541-0270

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

28/03/2018 às 14:12:00
SAAE realizou várias atividades para celebrar o Dia Mundial da Água

› Local: Promissão
Para encerrar as atividades, o município sediou o Fórum de Proteção às águas

No dia 22 de março foi celebrado o Dia Mundial da Água, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para continuar os debates sobre diversos temas relacionados a este importante bem natural. Em Promissão, o SAAE realizou diversas atividades educacionais cujo objetivo principal foi criar momentos de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para minimizar tal problema.

A primeira atividade pedagógica realizada pela equipe da educação ambiental foi a palestra “O caminho das águas” na EE Moacyr Miranda Pinto que foi destinada a direção, coordenação, professores e alunos da instituição. No dia 08 de março foi promovido um mutirão de limpeza na Cachoeira do Gurupá. Outras atividades como passeios ambientais, visitas à Estação de tratamento e à Mina do Zequinha, jogos, exposições, plantio de árvores foram levadas às escolas, empresas e comunidades de bairros. Desse modo, contemplou-se desde crianças do ensino fundamental I até adultos, os quais tiveram participação primordial para o êxito do trabalho realizado pela autarquia e pela prefeitura.

Para encerrar as atividades, o município sediou o Fórum de Proteção às águas, uma iniciativa do Convênio Intermunicipal de Meio Ambiente e da ONG “S.O.S Rio Dourado” em parceria com o SAAE e apoio das empresas Triunfo Transbrasiliana e Monte Azul Engenharia. Entre os participantes, estiveram representantes do poder público, da educação estadual e municipal, além de membros da sociedade civil. A programação abordou temas como o manejo de bacias hidrográficas, o uso de ferramentas tecnológicas para a gestão dos recursos hídricos, uso de direito e outorga da água, além de expor o panorama hídrico do planeta.

Na ocasião foram lembrados estudos indicando que apenas cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.  No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Esse texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. Essas medidas tem sido prioridades na administração municipal que é formada pelo SAAE e pela Prefeitura Municipal.


Fonte: Comunicação SAAE
 
 
 
 
Rua: Roque Francisco da Cunha, nº 19
CEP: 16370-000 - Promissão/SP - 0800 771 9577
E-mail: sac@saaepromissao.com.br
SAAE Promissão, assine nossa Newsletter
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.