Ir para o conteúdo

SAAE Promissão-SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Topo
Rede social facebook
Acompanhe!
(14)3541-0270
SAAE Promissão-SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
FEV
22
22 FEV 2019
Cidadãos podem reconhecer principais elementos do talão de água do SAAE e do hidrômetro
enviar para um amigo
receba notícias

Talão de água

O Leiturista visita mensalmente os imóveis fazendo a coleta de dados para faturar a conta de água. O consumo mensal é a diferença entre a leitura atual e a leitura do mês anterior, conforme ilustração ao lado.

                            Resumindo

Leitura atual    -   Leitura anterior   =   Consumo

O SAAE fatura a conta de água em metros cúbicos, sendo que cada metro cúbico equivale a mil litros. No exemplo acima, o consumo do mês anterior à leitura e impressão da conta foi de 11 metros cúbicos. Ou seja, o consumo aferido sempre é referente ao consumo dos 30 dias anteriores à data de emissão. Portanto, a data de vencimento só pode ser posterior à medição.

 

Elementos do Hidrômetro

Todos os elementos do hidrômetro são de extrema importância para a devida aferição do servidor e também para a conferência do morador. Conheça detalhadamente todos os campos do hidrômetro.

 

Números Pretos: Indicam o volume em metros cúbicos (1 m³ = 1.000 litros) e são utilizados pelos leituristas para apurar o consumo mensal.

Números Vermelhos:  Indicam o volume em litros. Estes números são interessantes, por exemplo, quando o Consumidor quer saber a quantidade de água utilizada na realização de alguma tarefa ou mesmo monitorar um possível vazamento em seu imóvel.

  • 1º dígito vermelho : 100 litros
  • 2º dígito vermelho: 10 litros

Ponteiros vermelhos

  • Ponteiro de cima: cada volta marca 1 litro.
  • Ponteiro de baixo: cada volta marca 10 litros.

O SAAE faz a impressão da fatura simultaneamente à leitura. Ou seja, assim que os Leituristas coletam os dados, as faturas são impressas e entregues ao morador. Dessa forma, o consumidor pode conferir imediatamente a leitura. Se a leitura tiver sido menor do que indicado na conta, entrar em contato com o SAAE para revisão. Se a leitura tiver sido maior do que o indicado na conta, há que se considerar o consumo entre o momento/dia da leitura e a verificação da medição. 

 

Como proceder em caso do consumo estiver acima da média

Caso seja observado um consumo acima da média, o Consumidor deve desligar todas as torneiras (exceto os registros) e observar se os ponteiros do hidrômetro continuam girando. Quando os ponteiros giram com as torneiras desligadas, significa que existe um vazamento de água.

 

Importante

A hélice preta central e os ponteiros vermelhos só giram com a passagem da água.

 

Quando o problema ocorrer na calçada ou na rua, o morador deve entrar em contato com o SAAE para que o problema seja solucionado. Quando o problema ocorrer do lado de dentro do imóvel, o morador deve chamar um encanador de sua confiança.

 

Outras informações do hidrômetro

  • cúpula é giratória. Deve ficar posicionada de forma a facilitar a leitura;
  • lacre não pode ser removido;
  • número do hidrômetro está impresso em sua conta de água;
  • seta indica o fluxo da água, portanto a correta instalação do hidrômetro.
  • O Hidrômetro não pode ficar inclinado.

 

Fonte: Comunicação SAAE
Local: Promissão
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia