Talão de água
O Leiturista visita mensalmente os imóveis fazendo a coleta de dados para faturar a conta de água. O consumo mensal é a diferença entre a leitura atual e a leitura do mês anterior, conforme ilustração ao lado.
Resumindo
Leitura atual - Leitura anterior = Consumo
O SAAE fatura a conta de água em metros cúbicos, sendo que cada metro cúbico equivale a mil litros. No exemplo acima, o consumo do mês anterior à leitura e impressão da conta foi de 11 metros cúbicos. Ou seja, o consumo aferido sempre é referente ao consumo dos 30 dias anteriores à data de emissão. Portanto, a data de vencimento só pode ser posterior à medição.
Elementos do Hidrômetro
Todos os elementos do hidrômetro são de extrema importância para a devida aferição do servidor e também para a conferência do morador. Conheça detalhadamente todos os campos do hidrômetro.
Números Pretos: Indicam o volume em metros cúbicos (1 m³ = 1.000 litros) e são utilizados pelos leituristas para apurar o consumo mensal.
Números Vermelhos: Indicam o volume em litros. Estes números são interessantes, por exemplo, quando o Consumidor quer saber a quantidade de água utilizada na realização de alguma tarefa ou mesmo monitorar um possível vazamento em seu imóvel.
Ponteiros vermelhos
O SAAE faz a impressão da fatura simultaneamente à leitura. Ou seja, assim que os Leituristas coletam os dados, as faturas são impressas e entregues ao morador. Dessa forma, o consumidor pode conferir imediatamente a leitura. Se a leitura tiver sido menor do que indicado na conta, entrar em contato com o SAAE para revisão. Se a leitura tiver sido maior do que o indicado na conta, há que se considerar o consumo entre o momento/dia da leitura e a verificação da medição.
Como proceder em caso do consumo estiver acima da média
Caso seja observado um consumo acima da média, o Consumidor deve desligar todas as torneiras (exceto os registros) e observar se os ponteiros do hidrômetro continuam girando. Quando os ponteiros giram com as torneiras desligadas, significa que existe um vazamento de água.
Importante
A hélice preta central e os ponteiros vermelhos só giram com a passagem da água.
Quando o problema ocorrer na calçada ou na rua, o morador deve entrar em contato com o SAAE para que o problema seja solucionado. Quando o problema ocorrer do lado de dentro do imóvel, o morador deve chamar um encanador de sua confiança.
Outras informações do hidrômetro